Pular para o conteúdo
Consultas de Saúde | Revista Saúde, Bem-estar e Nutrição

Vitaminas e erupções: não é só a niacina

8 Dezembro de, 2017

Um efeito colateral muito comum a vitamina B3, também conhecida como niacina, são os germes da pele. Em algumas pessoas, desencadeia um tipo de acne chamado rosácea.

Vitaminas e erupções: não é só a niacina
Vitaminas e erupções: não é só a niacina

A pele aparece em pequenas protuberâncias brancas à medida que os capilares se rasga debaixo da pele. Alguns dos capilares é hincharán, deixando pequenas marcas roxas que se encontram ao tornar-se amarelas e, em seguida verdes. Depois de surtos repetidos pode ter uma condição chamada rinofima, um espessamento fibroso permanente do nariz que não desaparece simplesmente porque deixa de tomar niacina.

Em outras pessoas, não haverá rosácea, com o seu potencial de dano permanente, mas pode haver uma condição ainda mais desconfortável, a curto prazo, conhecido como resplendor de niacina. Em um vermelhidão com niacina, a pele torna-se vermelha como se tivesse sido queimada pelo sol. A cor pode ser doloroso. Felizmente, vai quase tão rápido como chegar. Um enxágüe com niacina pode começar 15 minutos depois de tomar doses elevadas de niacina, e geralmente pára por si só em uma ou duas horas. Se a dor é intensa, as compressas frias, molhados e limpos podem ajudar. (Não aplique gelo diretamente sobre a pele).

Há uma maneira relativamente fácil de evitar esta complicação de tomar vitamina B3

Não tome ou use uma forma de vitamina B3, conhecida como inositol hexanicotinato. No entanto, se está a tomar niacina para reduzir o colesterol, o hexanicotinato de inositol não funcionará, e você precisará de uma das formas da vitamina que causa a vermelhidão. Você pode minimizar o efeito tomando uma aspirina ao mesmo tempo que toma a vitamina, ou, usando uma variedade de nanopartículas de libertação prolongada do produto. A niacina de liberação prolongada, infelizmente, também pode ser problemática. Se tem uma doença hepática, é possível que não possa usá-la. Se você precisa tomar niacina para os seus níveis de colesterol, também deve estar sob os cuidados de um médico.

A niacina não é a única vitamina que pode causar erupções da pele quando se leva em excesso. O sobredosagem de vitamina D podem causar lesões dolorosas na pele. Normalmente isso ocorre como um erro. Por exemplo, quando um contratador de carne mudou acidentalmente o recipiente de vitamina D (a vitamina D é usado para que a carne de hambúrguer fique vermelha) com o recipiente de sal em um mercado de carne na Alemanha, houve vários casos de queimaduras severas na comunidade. As altas doses de vitamina D, que superam as 50,000 UI, em um só dia, fazem com que a pele seja extremamente sensível ao sol. Não tome mais do que 10,000 UI de vitamina D por dia, a menos que esteja sob a supervisão de um médico e tome vitamina D para um propósito específico.

As overdose de vitamina A também pode causar problemas na pele. Uma das funções da vitamina A no corpo é estimular a divisão das células. Na pele, este efeito pode fazer com que as células da pele, se multipliquem tão rapidamente que se fechem e façam pontos brancos e espinhas, ou que as novas células se apegue demasiado perto da superfície da pele e sejam vermelhas, ou que o volume das células da pele aumenta e secar.

Não só a vitamina a, em si mesma, pode ter este efeito. Muitas das substâncias químicas vegetais antioxidantes que procuramos as dietas saudáveis, quando consumidos em excesso, transformam-se em vitamina A. O beta-caroteno, o alfacaroteno, licopeno, a luteína e a zeaxantina se podem converter-se em vitamina A. O resultado inesperado é que comer cenouras são ricas em beta-caroteno e tomates, ricos em licopeno pode aumentar os níveis de vitamina A, tanto que as espinhas saiam da pele.

É sempre melhor tomar a quantidade suficiente de vitaminas que você precisa para um propósito específico, não consumir vitaminas adicionais para um “seguro”. As vitaminas com overdoses podem causar problemas na pele e ter outros resultados inesperados em sua saúde. Completados se necessário, mas evite tomar muito.

Dr. Manuel Silva terminou sua especialização em neurocirurgia em Portugal. Interessa-Se pela experiência da cc, o tratamento dos tumores cerebrais, e radiologia intervencionista. Adquiriu experiência operacional significativa que se faz sob a supervisão e orientação dos moradores da terceira idade.