Pular para o conteúdo
Consultas de Saúde | Revista Saúde, Bem-estar e Nutrição

As injeções de cortisona podem causar efeitos colaterais graves

Há milhões de pessoas que simplesmente não conseguem controlar a dor da espondilite anquilosante, a artrite reumatoide e outras doenças crônicas das articulações sem a ajuda de injeções de esteróides. O esteróide mais comum usado para tratar este tipo de dor é a cortisona, e a cortisona, como muitos membros deste site, já sabem, pode ter alguns efeitos secundários graves.

As injeções de cortisona podem causar efeitos colaterais graves
As injeções de cortisona podem causar efeitos colaterais graves

Os efeitos secundários de cortisona, que provavelmente ouve são aumento de peso (principalmente pelo acúmulo de líquidos), sistema imunológico enfraquecido e desequilíbrios hormonais. O efeito colateral que geralmente não vai ouvir é a pancreatite.

O soluço é um sintoma que os médicos geralmente não prestam muita atenção, mas a inflamação morte que é induzida pela cortisona e outros esteróides pode causarlos.

sintomas de pancreatite causados pela cortisona
sintomas de pancreatite causados pela cortisona

Outros sintomas de pancreatite causados pela cortisona incluem:

  • Uma sensação de plenitude abaixo da caixa torácica, especialmente logo depois de comer.
  • Barriga ampliado que não está relacionado com o aumento de peso.
  • Dor abdominal, também logo abaixo da caixa torácica, que se irradia para a parte de trás. Esta dor pode tornar-se intenso.
  • Diarreia que não vai parar até que parece que não resta mais nada para que se envolvam os intestinos. O vômito também parece fazer com que tudo saia à luz.
  • Arroto, flatulência e soluços, que às vezes ocorrem ao mesmo tempo. Se você tiver sorte, este pode ser o único sintoma. Se você não está, pode ser apenas o seu primeiro sintoma.

O pancreatite é uma condição realmente desagradável. Também pode ser uma condição mortal. Apenas em torno do 2 por cento de todos os casos de pancreatite são acionados com medicamentos de prescrição, mas suficientes casos de pancreatite são causadas por injeções de cortisona e outros medicamentos conhecidos como corticosteróides. O progresso da pancreatite induzida por drogas costuma ser crônico. Obtém alguns sintomas com sua primeira injeção, obtém alguns sintomas mais com a sua segunda injeção, e assim por diante. No entanto, a cortisona também pode provocar pancreatite aguda. Os sintomas não aparecem instantaneamente, mas a pancreatite pode desenvolver-se no decurso de um ou dois dias.

As más notícias sobre a pancreatite induzida por medicamentos é que se for recebida uma vez, é provável que tenha uma e outra vez. A pancreatite induzida por medicamentos tende a ser recorrente. Isso significa que, provavelmente, não poderá ser tratado não apenas com cortisona, mas também com uma lista bastante longa de medicamentos:

  • Dexametasona,
  • Metilprednisolona,
  • Prednisolona, e
  • A prednisona por injeção, e a maioria dos médicos também serão cautelosos sobre
  • Alclometasone,
  • Betametasona,
  • Clobetasol,
  • Desicarbide,
  • Fluocinocide,
  • Fluticasona,
  • Hidrocortisona,
  • Mometasone, e
  • Predicarbide aplicado à pele ou administrado através de um nebulizador.

Uma vez que se contrai a pancreatite pelo tratamento com esteróides, pode recebê-la mesmo quando não se injeta o esteróide.

injeção de esteróides
injeção de esteróides

Isso não significa que se você tem uma injeção de esteróides e tem soluços, nunca mais pode voltar a ter esteróides. Há muitas coisas que podem causar hipoglicemia, e existem muitas condições que podem causar os sintomas da pancreatite. É por isso que você precisa que um médico examine as possibilidades de que tenha uma infecção aguda do peritônio, o revestimento em torno de seu intestino, ou triglicerídeos muito altos, ou problemas da vesícula biliar, uma obstrução em seu cólon, Síndrome do intestino irritável, hepatite viral, úlcera péptica ou até mesmo câncer de cólon ou de pâncreas.

Se você não tem nenhuma destas condições, não é necessariamente o esteróide o que causa o problema. A pancreatite pode sendo acionado com antibióticos tetraciclina e outros tipos de antibióticos de uso menos comum, pastilhas de pee ao estilo antigo como a furosemida, medicamentos para a epilepsia, medicamentos para a doença de Parkinson, terapia de reposição de estrogênio, medicamentos para a gota, medicamentos para doença do refluxo gastroesofágico e analgésicos. O problema pode ser tumores, toxinas, picadas de escorpião ou um chute literal no intestino (lesão traumática).

O fato é que você não vai ser capaz de descobrir o que está acontecendo por sua conta. Precisa ir ao médico. Mas se o único sintoma que você tem é soluços, tratar a hipoglicemia e estar atento a novas sinais, o problema é a injeção de esteróides.