Pular para o conteúdo
Saúde Consultas | Revista Saúde, Bem-estar e Nutrição

Efeitos da remoção de Effexor

Última atualização: 16 Setembro de, 2017
Por:
Efeitos da remoção de Effexor

Uma interrupção súbita ou uma diminuição na ingestão de certas substâncias, tais como medicamentos, drogas ilegais, a nicotina ou o álcool podem causar uma série de sintomas, muitas vezes chamados de sintomas de abstinência.

Estes geralmente ocorrem depois de tomar a substância durante um período prolongado, desenvolvendo uma dependência física e / ou psicológica sobre o fundo. Dependendo da natureza e da dose da substância que se administra, um pode desenvolver sintomas, que podem ir desde um leve desconforto a uma condição que ameaça a vida, depois que a substância é retirada.

Um dos tipos mais comumente usado de medicamentos que podem causar sintomas de abstinência quando se interrompe de repente, pertence à categoria de medicamentos para a depressão, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (SSRIS). Estes medicamentos são amplamente utilizados para o tratamento de ansiedade e depressão devido à sua eficácia e um maior grau de tolerabilidade, em comparação com outros fármacos. Uma classe relacionada aos antidepressivos chamados inibidores selectivos da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRNS) inclui a venlafaxina (Effexor), que tem uma meia-vida curta, o que significa que é facilmente metabolizado e eliminado do corpo. Estes medicamentos têm que ser tomadas regularmente antes de experimentar seus efeitos completos e não deve ser interrompida bruscamente, ou tomar em doses reduzidas sem a orientação de um médico. Caso contrário, podem aparecer sintomas de abstinência ou síndrome de interrupção de ISRS.

Síndrome de descontinuação de ISRS

Síndrome de descontinuação SSRI ocorre tipicamente dentro de uma semana de parar ou reduzir a ingestão de ISRS ou ISRN tais como Effexor, que o paciente deve ter estado a tomar para pelo menos um mês.

Os sintomas podem incluir:

  • Tontura
  • Sintomas de gripe
  • Letargia
  • Dor de cabeça
  • Distúrbios do sono
  • Náuseas
  • Desequilíbrio físico
  • Distúrbios sensoriais
  • Hiperarúsculo
  • Ansiedade ou agitação
  • Irritabilidade
  • Concentração pobre

Algumas pessoas relataram “calafrios” cerebrais depois de deixar Effexor e estes podem ser descritos como sensação de desmaio ou frivolidade, vertigem e distúrbios sensoriais que incluem sensação de choque elétrico.

Embora esses sintomas podem aparecer ligeiramente em algumas pessoas, é a causa de um aumento do absentismo laboral e problemas psicológicos. Algumas pessoas necessitam de hospitalização, o que faz com que o seu diagnóstico seja importante para evitar ensaios desnecessários ou intervenções médicas.

Os sintomas da síndrome de descontinuação de ISRS devem distinguir-se de uma recaída da depressão, que não inclui os arrepios cerebrais ou sensações por terra, dores de cabeça e náuseas. Uma recaída depressiva também se produz normalmente mais de duas semanas depois de os medicamentos pararem e, muitas vezes, é marcado pelo agravamento dos sintomas depressivos.

Os estudos sugerem que a melhor maneira de interromper o tratamento com ISRS é diminuir para baixo ou reduzir gradualmente a dose da medicação, em vez de terminar de forma abrupta, o que ajudará a reduzir os sintomas de abstinência. Os pacientes devem ser advertidos para não deixar de tomar seus remédios, mesmo quando se sentem melhor, sem consultar primeiro o seu médico. Também há que evitar, substituir ou alterar bruscamente a outro medicamento antidepressivo, que pode ter outros efeitos secundários que podem ser confundidos com sintomas de síndrome de descontinuação antidepressivo.